O que fazemos?
Durante o tempo que essas famílias ficam na instituição elas recebem cama, mesa, banho, transporte, tratamento odontológico, remédios e cestas básicas aos familiares, totalmente gratuitos. Durante esse período tanto as crianças como os acompanhantes recebem amparo psicológico, alimentação saudável, de forma que reforce a sua resistência física e atividades recreativas (passeios).
O câncer tem um período de tratamento de no mínimo um ano, mas isso depende de como reage cada organismo. Já ocorreram casos de três anos de tratamento intenso. Após esta fase é necessário um acompanhamento médico por um período de cinco anos. Em outras patologias o atendimento é demorado devido ao estado em que se encontra o atendimento hospitalar, com os hospitais mal conseguindo atender as pessoas por falta de recursos, pessoal, etc.
Já houve casos de crianças (outras patologias) hospedadas em nossa instituição por período de cinco anos.
Conforme estudos realizados por médicos da área oncológica que nos assistem, particularmente o Instituto da Criança, constatou a importância da casa de apoio, no sentido de:
Crianças e mães que tomam conhecimento da doença e não tem condições sócio-econômicas para se manter durante o tratamento, têm na direção da casa, a presença da família temporária em todos os momentos de grande dificuldade durante o curso da doença, propiciando a essas crianças e mães, condições adequadas, para que o organismo tenha condições de reagir bem ao tratamento.
Ajudando a liberar leitos hospitalares com maior rapidez e eficiência para atender novos casos.